Alongamentos

12-04-2012 16:31

Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treino prévio.ou quando sentir os seus músculos mais tensos.

Os alongamentos devem ser feitos antes de iniciar qualquer atividade física e, no final dela. Eles ajudarão a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade.

Podemos e devemos alongar de manhã, antes de começar o dia; no final do dia, para aliviar as tensões acumuladas; depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo; sempre que sentir os músculos mais tensos e principalmente, antes e depois de atividades físicas

É relaxante fazê-los quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

CERTO

-Regularidade e o relaxamento;

-Respirar suavemente;

-Alongar os músculos de forma lenta e calma;

-Procurar manter uma boa postura;

-Manter cada alongamento durante 10 a 30 segundos.

 

 ERRADO

-Executar os exercícios depressa;

-Alongar os músculos de forma abrupta ou com solavancos;

-Alongar até sentir dor;

-Prender a respiração enquanto alonga.

 

 EFEITOS DOS ALONGAMENTOS:

-Redução de tensões musculares;

-Relaxamento;

-Benefícios para a coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis;

-Aumento do arco de maleabilidade;

-Prevenção de lesões;

-Facilita actividades de desgaste, como por exemplo corrida, ténis, natação, ciclismo etc;

-Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;

-Activa a circulação;

-Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

-Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

 

 

Algumas dicas importantes:

-Aprenda a ouvir o seu corpo. Se a tensão crescer ou se sentir dor, é porque seu corpo está tentando mostrar-lhe que algo está errado, que há algum problema. Se isto acontecer, ceda um pouco até sentir que o alongamento está certo.

-A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 10 a 30 segundos. Depois de algum tempo, contudo, irá variar a duração de cada movimento. Algumas vezes, talvez queira sustentar mais tempo um alongamento porque está mais tenso nesse dia, ou simplesmente porque está a gostar daquele alongamento. Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar os seus alongamentos segundo o que estiver sentindo naquele momento.

-Nunca tranque os joelhos ao realizar alongamentos. Certifique-se de que a parte anterior das suas coxas (quadríceps) permaneçam relaxadas em todas as posições que usam uma das pernas esticadas. É impossível alongar corretamente os tendões quando o conjunto oposto de músculos, os quadríceps, não estão descontraídos.

-Movimentos de balanço durante os alongamentos podem na realidade tornar a pessoa mais tensa do que flexível.

-É melhor alongar-se menos do que em excesso. Permaneça sempre naquele ponto que você pode ultrapassar e nunca naquele ponto além do qual não pode mais ir.

-As pessoas têm a tendência de gastar mais tempo na primeira perna, braço ou área que estão alongando e, normalmente, irão antes alongar seu lado "fácil" ou mais flexível. Devido a esta tendência natural, gastam mais tempo no lado "bom" e menos no lado "mau". A fim de uniformizar a diferença de flexibilidade em seu corpo, alongue primeiro o lado mais tenso, pois ajudará a torná-lo mais flexível de modo considerável.

-Sustentar as tensões certas dos alongamentos por um tempo limitado permite ao corpo adaptar-se a estas novas posições. Em breve, a área sob alongamento irá acostumar-se à suave tensão e, aos poucos, o corpo poderá assumir novas posições sem as tensões sentidas no início.

-Fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com os outros pois todos são diferentes. Além do mais, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade.

-Faça alongamentos confortavelmente, dentro de seus limites, e começará a sentir o fluxo de energia que decorre de alongamentos feitos adequadamente.

-Não faça alongamentos só para ser mais flexível. Faça-os para sentir-se bem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exercicios faceis para se fazer.