Massagem

 

O que é:

Todos gostamos de um abraço ou de uma palmadinha nas costas – a massagem é uma extensão destas formas de contacto fisico.

 

Definição da massagem:

A nossa reacção natural, quando nos aleijamos, é esfregar a área magoada para aliviar a dor. Estamos instintivamente conscientes do poder curativo do toque. A massagem ensina-nos a usar o toque para fins terapêuticos - para relaxar e acalmar o corpo e a mente. Hoje em dia, com tantos problemas devidos ao stress, uma massagem pode ter um efeito profundo e positivo no nosso bem-estar.

A massagem era considerada um luxo desnecessário, hoje em dia é valorizada por muitos não só como um dos meios mais eficazes para combater o stress e relaxar, mas também pelos seus muitos outros benefícios físicos e mentais, incluindo expulsar toxinas, aliviar dores musculares, aumentar a flexibilidade, aliviar a dor crónica, reduzir as dores de cabeça de tensão, melhorar o sistema imunitário, provocar sono descansado e melhorar a concentração, entre outras.

 

Como funciona a Massagem:

O corpo humano é constituído por diferentes sistemas, entre eles o muscular, o nervoso, o esquelético, o linfático, o cardiovascular e o digestivo. Cada sistema é afectado, directa ou indirectamente, pela massagem. Após uma massagem, os seus músculos devem ficar relaxados, os sentidos apurados, o sistema esquelético realinhado, o sistema linfático purificado, a circulação melhorada e o sistema digestivo a funcionar melhor. (Disfunções como a obstipação podem ser aliviados através da massagem).

O primeiro efeito da massagem no corpo é uma ligeira vermelhidão da pele na área massajada – isto indica que o fluxo sanguíneo para essa área aumentou. A melhoria da circulação ajuda a aliviar muitos problemas musculares. Quando um músculo está tenso e rígido devido ao stress ou a lesão, contrai-se. Ao contrair-se, extrai algum sangue, diminuindo a circulação para ele e fazendo com que as fibras musculares se unam e sequem. Em casos graves, resíduos e toxinas acumulam-se nas fibras musculares e surgem tensões ou “nós”, que parecem pedras alojadas dentro do músculo. Se não forem tratados, o corpo interpreta esses nós como ossos e cria calcificações. Os resultados podem ser extremamente dolorosos.

Quando um musculo tenso e contraído é massajado o seu fluxo sanguíneo aumenta, o que ajuda a separar as fibras musculares. Como consequência, as toxinas e os resíduos são expulsos das células e eliminados do corpo através da urina, da defecação e da transpiração.

Quando um sistema corporal é afectado negativamente, os outros sistemas também sofrem o impacto. Músculos tensos e contraídos afectam o sistema esquelético, puxando gradualmente os músculos do alinhamento, acabando por provocar mais dores e reduzir a mobilidade. A massagem relaxa e alonga os músculos, o que, por sua vez, realinha o esqueleto. Depois de uma boa massagem, a pessoa fica mais direita e sente-se mais alta.

Os benefícios físicos de uma massagem estão inteiramente ligados á melhoria do estado de espírito. Após uma massagem, os níveis de ansiedade diminuem e dorme-se melhor. Uma pessoa descansada sofre menos de exaustação e de fadiga e lida melhor com o stress. A capacidade de concentração aumenta e as dores de cabeça de tensão desaparecem.

Emassage

Fazer um site Webnode