Respirar bem!

13-04-2012 14:59

O simples fato de respirar parece algo muito elementar e que todos fazem de forma natural sem maiores problemas.
Na prática as coisas não são bem assim. Uma respiração feita com eficiência é fundamental para a obtenção de energia e oxigênio para os pulmões. Muitas pessoas normalmente respiram com a parte superior do tórax movendo também pescoço e os ombros ao mesmo tempo que contraem o abdÓmeN.A realização desta forma é muito conhecida como respiração torácica e não é a mais saudável de se fazer.
A respiração mais adequada, inclusive para o relaxamento, é a diafragmática onde a caixa torácica e o abdomen expandem. Para ter uma maior consciência corporal, faça este exercício:
Coloque uma mão sobre o peito e outra sobre a barriga. Inspire e expire pelo nariz fazendo com que a mão que está sobre a barriga suba e desça. A que está sobre o peito, deve ficar parada. Também não force a barriga: ela vai se movimentar passivamente, de acordo com a entrada e a saída de ar. Aí está a respiração diafragmática.
Repare como é muito mais relaxante e agradável.
No caso de nao conseguir poderá recorrer a um terapeuta.

Assim como é um indicador do nosso estado emocional, a respiração também funciona como uma causa paralela das nossas emoções. Isso quer dizer que podemos utilizar nossa respiração para manipular nosso estado de espirito, uma técnica muito utilizada nas práticas de Yôga e que a psicologia e a fisiologia estão cansadas de comprovar como é eficaz para recuperar a lucidez rapidamente.
Um exercício básico que precisa de certa prática (uma semana mais ou menos) é a respiração diafragmática ou abdominal, pois é a respiração que uma pessoa realiza quando não há nenhuma ameaça.
Essa respiração consiste em respirar profunda e lentamente pelo nariz apenas usando exclusivamente o músculo diafragmático que se encontra bem no meio entre a região pélvica e a cintura. Pode comprovar que está fazendo o exercício certo quando ao respirar só o seu abdomen se levanta.Os ombros e o tórax, devem ficar imóveis, essas regiões que são usadas em situações de fuga ou luta quando o organismo está cheio de adrenalina, no entanto são as que usamos normalmente. Ao respirar profunda e lentamente pelo diafragma, o sistema nervoso interpreta isso como ausência de ameaça e automaticamente começa a diminuição das hormonas do stress.
Experimente! Sua pele e seu bom humor agradacem!