Privação de sono aumenta consumo de calorias

25-06-2012 14:56

O consumo de calorias aumenta com a falta de sono, dá conta um estudo realizado pelos investigadores da Mayo Clinic.

Neste estudo os investigadores tinham por objetivo avaliar se a falta de sono alterava os níveis das hormonas leptina e grelina, se conduzia ao aumento da quantidade de alimentos ingeridos e se afetava a quantidade de energia despendida através de atividade física. Para tal os autores do estudo companharam 17 homens e mulheres saudáveis, metade dos quais dormia as horas adequadas enquanto que a outra metade dormia apenas dois terços do tempo.

O estudo apurou que os participantes do grupo que tinham sido privados do sono, que dormiam uma hora e 20 minutos menos que o grupo de controlo, consumiam, em média, mais 549 calorias por dia. A quantidade de energia despendida na prática de atividade física era semelhante, o que sugere que os indivíduos que dormem menos não queimam mais calorias.

Os investigadores verificaram ainda que a privação de sono estava associada com um aumento dos níveis de leptina e uma diminuição dos níveis de grelina, alterações que são mais uma consequência, do que uma causa, do excesso de ingestão de alimentos.

 “A privação do sono é um problema crescente, 28% dos adultos revela que dorme cerca de seis ou menos horas por noite”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Andrew D. Calvin. 

Os investigadores chamaram a atenção para o facto de que apesar de os resultados do estudo sugerirem que a privação do sono pode ser uma parte importante e uma causa evitável do ganho de peso e obesidade, este foi um estudo de pequenas dimensões, realizado num ambiente hospitalar.

 Assim, de acordo com Andrew D. Calvin são necessários estudos em maior escala para confirmar estes resultados.