Dor nas costas relacionada com falta de nutrientes nos discos da coluna

25-06-2012 14:57

Levantamento de peso e torções podem causar danos nos discos da coluna vertebral, reduzindo o fluxo de nutrientes para as células e conduzindo ao aparecimento de doenças degenerativas, aponta um estudo publicado na revista “PLoS Computational Biology”.

Pesquisas anteriores mostraram que 80% da população activa sofre de dores lombares nalgum momento das suas vidas. Contudo, pouco se conhecia sobre o processo que degenera os discos da coluna.

Neste estudo espanhol, do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), os cientistas usaram modelos computadorizados de discos humanos para observarem os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre os discos da região lombar. Deste modo foram capazes de ver o que acontecia quando mudaram a altura do disco, a densidade celular, originando alterações degenerativas do disco.

Os resultados mostraram que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente as quantidades de glicose e de ácido láctico presente no disco. As células necessitam de glicose, mas não ácido láctico em excesso, dado que este dificulta o processo de nutrição e pode dar início ao processo degenerativo.

Para Jerome Noailly, um dos autores do estudo citados pela BBC, este novo estudo mostra que os nutrientes podem ser um factor chave para as dores. "Se soubermos que a falta de nutrientes está envolvida na aceleração do processo degenerativo e conhecermos as características de um disco degenerado que interrompem a nutrição, isso leva a um aumento do número de células mortas e o tecido dos discos vai degenerar-se cada vez mais", explicou o cientista, acrescentando que “para recuperar as funções do disco degenerado, devemos combater o problema da nutrição (…) Isso significa restaurar o volume de água e do disco. Um disco degenerado é como uma esponja ressequida que precisa voltar ao seu tamanho normal".

Para uma boa saúde da coluna vertebral e pescoço, os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, ingestão adequada de líquidos e prática de exercício físico regular, nunca esquecendo os alongamentos.